Vai instalar portas de vidro temperado? Atenção à largura e ao peso!

Evite problemas depois da porta instalada. Atente a estas dicas!

Portas de vidro temperado já se tornaram um produto natural das vidraçarias brasileiras. Porém, há alguns anos propagou-se a tendência de utilização de portas com peças maiores de vidros. E são nesses projetos arrojados que algumas vidraçarias se perdem, muitas vezes levando prejuízos e até mesmo colocando usuários em risco. Nesta matéria iremos passar algumas dicas e apresentar algumas de nossas soluções.

Largura: ponto crítico

Primeiramente é preciso saber que, em portas de giro, a largura é o ponto mais sensível. Isso porque o peso da porta e todo o esforço exercido sobre ela é sustentado nas ferragens apoiadas nos mancais e pivôs ou nas dobradiças, sendo que os mancais e as dobradiças superiores suportam a maior parte do peso. Pela ação da gravidade, o maior peso da base inferior em balanço exerce um efeito de alavanca sobre tais componentes.

Devido a isso, a largura máxima da porta que cada tipo de ferragem suporta precisa ser conhecida pelo instalador. No caso das ferragens da GMS, oferecemos vários tipos para instalações em portas de giro:

– BLD5150 – Dobradiça Self-Closing, cujo par suporta portas com até 900 mm (por folha)

– Kits para portas números 1 e 8, que suportam portas com até 1000 mm (por folha)

– Dobradiças 1104, 1105, 1108 e 1109 (Linha 1000), cujo conjunto suporta portas com até 1000 mm (por folha)

– Dobradiça excêntrica GMS 3114 e 3115 (linha 3000) cujo conjunto suporta portas com até 1100 mm por folha.

– Dobradiças para portas Jumbo (1103J inferior e 1102J superior), cujo conjunto suporta portas com até 1300 mm.

Peso não pode ser descuidado

O segundo ponto mais sensível é o peso da porta. Ele nunca deve ser ignorado. Peso excessivo irá provocar desgaste prematuro das ferragens, problemas em molas hidráulicas e até mesmo travamentos ou quebras de vidros.

Todo vidraceiro deve aprender a calcular o peso do vidro, que não exige incluir uma balança entre suas ferramentas. De acordo com a regra NBR7199, basta fazer o seguinte cálculo para encontrar o peso do vidro:

Largura X Altura X peso da espessura = peso do vidro.

Nesse caso, o peso da espessura é uma medida fixa. Assim, cada 1mm de espessura de m² tem peso fixado em 2,5kg.

Para facilitar, use os valores abaixo:

  • 03mm = 7,5kg
  • 04mm = 10kg
  • 05mm = 12,5kg
  • 06mm = 15kg
  • 08mm = 20kg
  • 10mm = 25kg
  • 12mm = 30kg

No caso das ferragens da GMS, os pesos suportados pelos três modelos direcionados às portas de giro são:

– BLD5150 – Dobradiça Self-Closing, cujo par suporta portas com até 50 quilos

– Kits para portas números 1 e 8, 1104, 1105, 1108 e 1109, que suportam portas com até 58 quilos

– Dobradiças excêntricas GMS 3114 e 3115, que suportam portas com até 60 quilos.

– Dobradiças para portas Jumbo (1103J inferior e 1102J superior), cujo conjunto suporta portas com até 110 quilos.

Projetos especiais

Para projetos especiais, com folhas de vidro maiores, é preciso o acompanhamento especializado. A GMS fornece ferragens especiais, como, por exemplo, a 1121 descentralizada, para ser fixada no topo do vão, deslocada do cavalete. E também fornece ferragens em Zamak e Latão, cada uma com suas qualidades próprias.

Também existem ferragens que, ao serem abertas para o lado de fora, no sentido da saída de pessoas de locais públicos, se deslocam de seus eixos, o que permite que fiquem encostadas no vidro fixo.

Em portas deslizantes o vidraceiro deve se atentar para o peso máximo indicado pelos fabricantes de kits instalação ou engenharia. Em alguns casos é possível acrescentar-se roldanas reforçadas, mas cada caso deve ser estudado com acompanhamento de nossa equipa técnica.

Sobre a GMS

No mercado de acessórios para vidros temperados desde 1993, a GMS nasceu da iniciativa da BLINDEX Vidros de Segurança em terceirizar a sua produção de ferragens para vidros temperados, a Linha 3000.

Atuando desde então no mercado nacional e sul-americano, junto a distribuidores, engenheiros, arquitetos e consumidores finais, a GMS tem se destacado por sua excelência na fabricação de ferragem “Top de Linha”, mantendo-se como sinônimo de qualidade e seriedade.

Para mais informações, entre em contato através de nosso formulário de contato